1) Finalidade do programa
O RIVED( Rede Internacional Virtual de Educação) é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas.
2) Os objetos de aprendizagem desenvolvidos pelo RIVED
Um objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Seus conteúdos ficam armazenados num repositório e quando acessados, via mecanismo de busca, vêm acompanhados de um guia do professor com sugestões de uso. Sua principal idéia é fragmentar o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Cada professor tem liberdade de usar os conteúdos sem depender de estruturas rígidas: é possível usar o conteúdo como um todo, apenas algumas atividades ou apenas alguns objetos de aprendizagem como animações e simulações.
3) Repositórios
São sistemas estruturados com bancos de dados, onde ficam armazenados os objetos de aprendizagem e os metadados sobre esses objetos.
3) Metadados
São informações sobre outros dados, utilizados para armazenar informações sobre os objetos de aprendizagem.
4)Possibilidades
a) Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações. A possibilidade de testar diferentes caminhos, de acompanhar a evolução temporal das relações, causa e efeito, de visualizar conceitos de diferentes pontos de vista, de comprovar hipóteses, fazem das animações e simulações instrumentos poderosos para despertar novas idéias, para relacionar conceitos, para despertar a curiosidade e para resolver problemas;
b) Oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como por exemplo: experiências em laboratório com substâncias químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas, força, dentre outras;
c) Proporciona uma nova abordagem pedagógica, caracterizada pela presença ativa do aluno na construção do conhecimento, pois o mesmo interage de forma mais relevante na aula;
d) Possibilita ao professor uma flexibilização da aula, pois proporciona uma nova ferramenta como instrumento didático escolar evitando o emprego do quadro negro;
e) Estimula o desenvolvimento do senso critico nos alunos;
f) Podem ser utilizados nas diversas disciplinas.
5) Funcionamento
No campo de pesquisa digite uma palavra ou área de conhecimento e clique em Pesquisar. Ao digitar a área de conhecimento o sistema listará todos os conteúdos publicados naquela área. Cada conteúdo/atividade possibilita:
O Guia do Professor - com sugestões de uso do conteúdo.
O Download - que permite baixá-los e arquivá-los para uso posterior.
A Visualização - que permite a execução diretamente da internet.
O Detalhes - que trás informações técnicas e pedagógicas sobre o conteúdo.
O Comentar - que permite opinar, criticar, sugerir sobre cada atividade vista. Aqui as experiências de todos os usuários serão compartilhadas.
Os comentários podem ser visualizados no botão Detalhar.
Ainda, algumas atividades possuem a indicação de um vídeo da TV Escola que complementa o assunto.
O Guia do Professor - com sugestões de uso do conteúdo.
O Download - que permite baixá-los e arquivá-los para uso posterior.
A Visualização - que permite a execução diretamente da internet.
O Detalhes - que trás informações técnicas e pedagógicas sobre o conteúdo.
O Comentar - que permite opinar, criticar, sugerir sobre cada atividade vista. Aqui as experiências de todos os usuários serão compartilhadas.
Os comentários podem ser visualizados no botão Detalhar.
Ainda, algumas atividades possuem a indicação de um vídeo da TV Escola que complementa o assunto.
6) Fontes :
c) http://ciencias e cognição.org vol 08:22-28
Excelente texto!
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